quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cinema escola

       Esses dias eu tenho assistido muitos filmes e vários deles pela quinta ou sexta vez. Diversão? Claro, sempre é! Mas o objetivo principal é estudar mesmo. Sou da teoria de que a gente aprende MUITO assistindo filmes! Independente se são filmes premiados ou não, dá pra aprender sobre diferentes aspectos do cinema e da produção de vídeos em geral.
       Sempre assisto filmes com meu caderninho do lado e dependendo do que vejo eu vou pausando o filme para fazer anotações. Minhas observações incluem diálogos interessantes, observações sobre movimento de câmera, trilha sonora, linguagem, fotografia, etc. Quando filme termina eu costumo assistir o making off não somente para ver como as coisas foram feitas, tecnicamente falando, mas também para perceber como a idéia foi concebida pelo diretor. Num terceiro momento procuro críticas na internet para ver se deixei passar algum detalhe e pra ver o filme sob a perspectiva de outra pessoa. A opinião de outras pessoas, sejam elas críticos de cinema ou apenas seus amigos que amam "Todo Mundo em Pânico", auxilia muito no processo de compreensão do filme como um todo e deixa o aprendizado ainda mais interativo.
     

Filme na tela a caderninho na mão!Este filme é o "We need to talk about Kevin". Muito bom por sinal.




        Como eu disse no início, este exercício faz parte de um estudo pessoal que visa sobretudo me auxiliar/inspirar no desenvolvimento dos vídeos que propus com este blog. Eu inclusive já estou com dois roteiros praticamente finalizados! O maior problema dessa brincadeira é encontrar algum amigo/ parente/ vizinho que esteja disposto a me ajudar com as gravações. Felizmente creio que encontrei uma saída alternativa e espero que até semana que vem o primeiro vídeo já esteja prontinho. Eu não vejo a hora!
       Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário